Ainda zoado, mas melhorzinho, fui ler alguns manuais de coisas que tem aqui. Li o do fogão, elétrico, que funciona com uma resistência que esquenta o vidro que tem em cima, onde você coloca a panela, porque ele está um nojo de sujo e precisamos saber como limpar. Gordura velha grudada, cheiro de sujo, mesmo. Horrível. Aí fui ver como limpa e tem um lance de auto-limpante – você programa e ele fica umas quatro horas cozinhando tudo a uma temperatura altíssima que basicamente carboniza a gordura, que vira cinzas. Tenso. Deve usar uma quantidade imensa de energia, mas acho que vamos precisar fazer, mesmo com a super limpeza que a Tati fez depois.
Também li o manual da máquina de lavar roupa e da secadora, mas foi isso, por enquanto. Preciso ler o manual do amaciador de água, do microondas, da geladeira, da fornalha e do ar condicionado…
Estava me sentindo um pouco melhor e convenci a Tati a irmos numa loja de usados ver se achávamos panelas e outras coisas. Fomos a uma meio longe daqui, de ônibus, claro, perto do primeiro Airbnb em que fiquei (e onde já tinha ido – onde comprei os livros). Compramos duas formas de metal, duas travessas, uma de vidro e uma de porcelana, ambas pra forno, uma panela de ferro fundido baixa (adoro panela de ferro, são as melhores pra cozinhar), duas almofadas pros gatos, uma luminária pra Tati, secador de cabelo, uma fita métrica, dez potes com tampa, bem simples, pra temperos, e um tapete pra ioga. Quase pegamos uma máquina de costura portátil pra fazer pequenos consertos, mas estava com fio arrebentado e as resenhas são de que ela não funciona direito. Tinha várias panelas, mas todas sem tampa, aí não resolve… Também tinha cadeiras, que as que compramos são ok, mas não muito confortáveis pra ficar muito tempo sentado. O problema é como trazer essas cadeiras pra casa.
Ainda estou debatendo comigo mesmo se vale a pena ou não ter uma máquina de costura pra fazer consertos e coisas menores pra gente. Talvez até pra fazer almofadas, quando tivermos sofá, mas não sei. Talvez dê pra encontrar tudo isso relativamente barato e não compense fazer em casa.
Comecei a me sentir mal, cansado pra caramba, e acabamos voltando pra casa de Uber (também porque estávamos carregados de coisas!). Tati arrumou quase tudo sozinha enquanto eu só passava mal. Mas valeu a pena, achamos muitas coisas úteis e legais.